Magusto no Centro Escolar das Barrocas

No dia 10 de Novembro o Centro Escolar das Barrocas aproveitou o tradicional Magusto para convidar os bombeiros de uma corporação da cidade para lhes prestar uma homenagem ao trabalho desempenhado ao longo deste verão e Outono em defesa das pessoas e do património natural. A melhor forma que se encontrou de os homenagear foi oferecer a esta cooperação a última bandeira verde, conquistada este ano, por esta comunidade educativa. Os soldados da paz, depois de uma breve conversa com todos os alunos sobre os seus deveres de cidadãos como vigilantes da floresta, receberam das mãos da representante do Centro Escolar a Bandeira Eco-Escolas 2016/2017 assinada por todos os professores e alunos.

Escolhemos algumas fotos e um texto  produzido por uma turma de primeiro ano para memória futura e para divulgar esta merecido homenagem.

São Martinho emotivo na EB1 das Barrocas

Apanhámos caruma nos nossos pinhais, para estarem limpinhos. Na escola fizemos uma caminha com a nossa caruma e deitámos lá as castanhas.

Foi preocupante sentir a chegada dos bombeiros. A sirene tocou e ficamos assustados, lembrou-nos o incêndio ao pé das nossas casas. Quando o camião entrou na escola, passou tudo. O nosso coração quase saiu pela boca, foi fantástico. Os bombeiros eram simpáticos e corajosos.

Estava muito vento. Os senhores bombeiros fizeram uma linha de segurança para nós estarmos sem fumo e deitaram fogo à caruma. Juntaram-se quatro bombeiros de mãos dadas e saltaram por cima da fogueira. Isto fez-nos lembrar que juntos, são valentes e destemidos. Salvam-nos sempre dos perigos, eles são nossos protetores.

Ao virar a fogueira com uma cana ela incendiou-se. Aprendemos que atirando areia, o fogo também se apaga. Quando a fogueira terminou, andámos à volta dela, sentimos calor, cheiro a fumo e a castanhas assadas. Adoramos as castanhas, eram doces e saborosas. Sujamos os dedos ao descascar e pintamos os nossos colegas. Foi divertido.

Oferecemos a nossa bandeira verde, do Projeto ECO Escolas, aos Bombeiros, para agradecermos tudo o que fizeram no verão por Aveiro. Ao assinarmos prometemos que também nós vamos ajudar cuidando do ambiente e em especial da nossa floresta.

1ºA    Barrocas

 

Anúncios